sábado, 28 de maio de 2011

CPTM - 19 Anos !

Dia 28 de março, a 19 anos atras era criada a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos por meio da Lei 7.861, segundo a qual a companhia assumiria os trens da região metropolitana de São Paulo, até então administrados pela CBTU  ( Companhia Brasileira de Trens Urbanos ) e pela FEPASA ( Ferrovia Paulista SA )

Em 1992, eram transportados diariamente 894 mil pessoas no sistema, o serviço prestado pela CBTU era precário, trens andando com as portas abertas, ' surfistas ferroviários ' morriam toda semana, atrasando e piorando ainda mais o transporte.


Em abril 1993 a CPTM começa a operar as Linhas da CBTU, (  atuais 7 Rubi, 10 Turquesa, 11 Coral e 12 Safira ) o intervalo no horário de pico em algumas linhas chegava a 20 minutos.

A frota herdada estava muito deteriorada, o que leva a implantação do primeiro programa de modernização das composições (PQMR) em torno de 500. O número de passageiros cai para 800 mil.


A CPTM em 1996 começa a operação nas Linhas dos trens metropolitanos da FEPASA ( Antiga Linha Oeste, atual Linha 8 Diamante e a antiga Linha Sul, atual Linha 9 Esmeralda )

Neste ano, 29 pessoas morreram ao viajar penduradas, 351 ficaram feridas e 3.656 acabaram retirados das portas das composições, o numero de surfistas foi de 459, com 9 pessoas mortas, o número de passageiros sobe para 835 mil por dia.

Também em 1996, a CPTM começa a operar o TIM ( Trem Intra Metropolitano )  atendeu os municípios  São Vicente e Santos, contava com 5 estações e 16,15 KM de extensão.O serviço foi desativo pelo grande déficit gerado, foi quando em Julho de 1999, a CPTM encerraria os serviços entre Samaritá e Ana Costa. O sistema contava com 5 estações e com bitola métrica, a uma velocidade média de 40km/h em via singela, o trem utilizado era um Toshiba Série 5900 rebocado por uma locomotiva Alco RSD-8.



Já no ano de 1998 foi dado inicio as obras de dinamização na Linha C - Celeste ( atual Linah 9 Esmeralda ) com o Projeto Sul de Trens Metropolitanos. Neste ano foi adquirido o trem espanhol, que rodou na Linha 9 até o ano passado.




No dia 27 de maio de 2000 era inaugurado o Expresso Leste, com 4 novas estações construídas pelo Metrô de São Paulo, os trens eram novos, recém chegados da Espanha, sua caixa é de Aço-Carbono.

A média de passageiros transportados vai para 869 mil.




Em 2001, Projeto Sul de Trens Metropolitanos, com 24 km de extensão, recebeu várias melhorias. Entraram em operação novas estações (Socorro, Granja Julieta, Morumbi, Berrini, Cidade Jardim, Hebraica-Rebouças e Vila Olímpia). Essas unidades juntaram-se a outras oito já existentes.

Em 2002, a Linha 5 Lilas do Metrô entrava em operação, construída pela CPTM tem 9,4 km, 7km em elevado, 800m em subterrâneo e 1,6 km superfície. 


Em 2003 Implantado sistema de monitoramento por 802 câmeras de CFTV nas 83 estações comerciais. A 
medida auxiliou na redução das ocorrências e na solução de vários casos policiais.

Hoje a média de passageiros transportados beira os 3 milhões de pessoas diariamente.

Texto adaptado de : http://www.cptm.sp.gov.br

2 comentários:

  1. Olá!

    Puxa, que legal o intento de seu blog! A história da CPTM e tudo o que a envolve é muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Lembro muito bem de como era esses trens da CBTU. tenho 19 anos e naquela época tinha de 5 a 7. lembro que ninguém pagava passagem, todo mundo pulava a cerca e atravessava os trilhos p/ subir na plataforma. morria de medo quando os matos e o trilho fazia um barulho, que era o sinal que o trem tava chegando e eu no meio do trilho com meus pais.kkk.
    Agora ta ruim o transporte mas antes era bem pior, por isso que não reclamo da super lotação

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...