sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Transporte Ferroviário de Maceió


O sistema ferroviário de Maceió é administrado pela CBTU/STU-NAT (Superintendência de Trens Urbanos de Maceió) A seguir vamos ver as melhorias que estão sendo feitas e as que estão por vir no sistema:

Recuperação integral e remodelação da via, ao longo dos 32km já existentes de vias;

Recuperação e implantação do sistema de drenagem da via;

Correção da via, como nivelamento;

Reforma externa, interna e reabilitação das 14 estações já existentes, um trecho de 3,5km compreendido no Ramal de acesso ao porto da cidade, a partir da estação de Maceió será submetido a obras de remodelação e duplicação com a implantação de 4 estações;

Reforma e reabilitação da oficina de carros e locomotivas.

As melhorias visam otimizar a operação da STU-MAC, devido ao seu insatisfatório índice de regularidade, como baixa velocidade operacional (em torno de 30km/h, devido a inúmeras restrições operacionais) intervalo alto, baixa demanda diária entre outros.  

Com o fim da implantação das melhorias no sistema, a operação comercial passara por dois trechos, Fernão Velho - Shopping Iguatemi, sendo operado por cinco composições, com um intervalo de 15 minutos no horário de pico.

O segundo trecho, entre Fernão Velho e Lourenço de Albuquerque, sera operado com duas composições, com um intervalo fixo de 30 minutos entre um trem e outro. 

A demanda diária sera de aproximadamente 40 mil usuários. 


O VLT




O TUDH (trem unidade diesel hidráulica) ou simplesmente tram, tem a capacidade de tração múltipla, ou seja, dois trans acoplados.

Cada tram tem três carros, sua capacidade de lotação é de 765 passageiros.

Sua velocidade máxima é de 150km/h em condições ideais de via.

Os vlt's contratados pela CBTU, foram feitos pela Bom Sinal, em Barbalha - Ceará. 
  



Destino das antigas Locomotivas e Carros


Com o fim da entrega dos oito vlt's contratados a Bom Sinal, uma das três locomotivas sera mantida para eventuais serviços.

As duas locomotivas e os treze carros restantes serão  submetidos a reforma e revisão geral na STU/REC.





Agradecimentos a Paulo Magalhães, com a colaboração das informações e foto do VLT .

3 comentários:

  1. bem interessante seu topico, o serviço ferroviario aqui é bom em alguns lugares...

    http://iliketeenworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei, muita informação que eu inclusive não sabia, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Isso porque Maceió nem vai ser sede de jogos da copa...
    Parabéns pelo blog, estou te seguindo. Me segue lá

    www.eissoaicampeao.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...